Futuro do Braga Open está “garantido” e subida de categoria é uma possibilidade

Sebastião Guimarães/FPT

Com o Clube de Ténis de Braga (CTB) empenhado no percurso de aprendizagem e a Federação Portuguesa de Ténis (FPT) atenta à possibilidade de um upgrade, o Braga Open tem uma certeza: continuará a pertencer ao calendário do ATP Challenger Tour em 2024. Afinal, sucesso foi a palavra de ordem na hora do balanço à edição de 2023 que terminou este domingo com a vitória de Oriol Roca Batalla.

“O balanço é muito positivo. O fator menos positivo foi não termos nenhum português nas finais, algo a que nos habituámos nos últimos tempos, mas o torneio decorreu com um grau de organização muito profissional, como aliás foi referido em court pelos dois finalistas. Temos uma equipa capaz de organizar qualquer torneio a nível mundial e estou muito contente por termos criado condições únicas para os jogadores”, afirmou Vasco Costa, presidente da FPT, em conferência de imprensa.

Em relação ao futuro do torneio, que nasceu em 2018, o dirigente não hesitou: “Vamos mantê-lo de certeza. Estamos sempre a olhar para a possível subida de categoria e tanto este quanto o Del Monte Lisboa Belém Open da próxima semana poderão eventualmente subir em 2024, mas temos de analisar com a ATP porque existem limitações por semana relativamente ao número de torneios de cada categoria. Se tivermos essa oportunidade, cá estaremos para fazer o respetivo upgrade.”

A vontade de manter o Braga Open é comum ao Clube de Ténis de Braga, com João Mota, presidente e também diretor do torneio, a expressar-se no mesmo registo: “Enquanto estiver na direção [do clube] posso dizer que [o torneio] é para continuar. E vamos desenvolver todos os esforços para melhorarmos cada vez mais. É um percurso de aprendizagem em que todos os anos temos vindo a evoluir e eu espero que melhore cada vez mais, com cada vez melhores condições para os atletas.”

“Foi uma semana excelente a todos os níveis. Tivemos cá a fina-flor do ténis português, tivemos jovens a obterem os melhores resultados a este nível e tivemos um nível muito alto ao longo de uma belíssima semana de ténis“, disse ainda a propósito da quinta edição da prova.

Total
0
Shares
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share