Henrique Rocha desperdiça três match points e perde em batalha de três horas e meia em Girona

Nuno Martins

Henrique Rocha (248.º) não poderia ter estado mais próximo de prolongar o estado de graça depois de se ter apresentado no fim de semana passado ao grupo de campeões no ATP Challenger Tour com uma semana dourada em Múrcia. O português de 19 anos apresentou nervos de aço para responder com distinção às cinco primeiras oportunidades de vitória para o ex-número 17 mundial Cristian Garín (104.º) e, só depois de não ter conseguido concretizar nenhuma de três oportunidades de ouro, cedeu por 4-6, 6-3 e 7-6(9) ao fim de quase três horas e meia.

Uma troca de breaks foi o elemento que marcou a fase de arranque da partida e, momentos depois, Rocha voltou a efetivar as ameaças com uma segunda quebra de serviço que capitalizou a vitória no primeiro capítulo. Na segunda parte, o português ainda retaliou de forma positiva a duas quebras de serviço assinadas pelo chileno que, mais tarde, forçou a ida a terceiro set.

A partida manteve-se em discussão acesa num derradeiro capítulo discutido taco a taco e, não obstante ter sido Garín quem por duas vezes se colocou no comando, Rocha neutralizou o perigo ao salvar dois match points e transportar a decisão a tie-break. O sul-americano voltou a ter nas mãos três oportunidades consecutivas para encerrar o debate, mas o jogador luso manteve-se movido pelo dínamo que inverteu o cenário e o colocou com três pontos de encontro a seu favor. Todavia, Garín não desviou o foco e acabou por sorrir por fim.

Depois da semana cintilante na Andaluzia que vai valer a Henrique Rocha a entrada inédita no top 200 mundial (já na atualização do ranking da próxima segunda-feira), o maiato deixa a representatividade em Girona a cargo de Gastão Elias e de João Sousa, que passaram da estreia nos singulares, bem como Francisco Cabral, que também superou o primeiro obstáculo nos pares.

O jovem jogador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis faz as malas de regresso a Portugal e, sem competição agendada no circuito secundário para a próxima semana, ambiciona a participação no Millennium Estoril Open. Um ano depois de ter furado a fase de qualificação, é neste momento o nono alternate para entrar nesse quadro — podendo, noutro cenário, ser um dos galardoados com os convites que ainda restam: dois para o qualifying e um para o quadro principal.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share