Fognini lidera quadro principal do Oeiras Open 125 com Rocha, Faria, Silva e Elias

OEIRASFabio Fognini é a estrela-maior do quadro principal de singulares da terceira edição do Oeiras Open como ATP Challenger 125. Único membro do top 100 mundial inscrito na prova, que acontece em simultâneo com três torneios do circuito principal (o ATP 500 de Barcelona e os ATP 250 de Munique e Bucareste), o italiano lidera um elenco que para já conta com quatro portugueses: Henrique Rocha, Jaime Faria, Frederico Silva e Gastão Elias, finalmente de regresso a um palco especial.

Aos 36 anos, Fognini está no 94.º posto do ranking mundial, mas chegou a ser nono classificado em julho de 2019, poucos meses depois de ter celebrado a maior conquista da carreira ao erguer, no ATP Masters 1000 de Monte-Carlo, o mais importante dos nove títulos em 19 finais no circuito principal.

O sempre carismático tenista transalpino terá como adversário o belga Joris de Loore, que em janeiro de 2023 conquistou, neste mesmo complexo, mas nos campos cobertos de piso rápido, o primeiro título da carreira no ATP Challenger Tour.

Thiago Monteiro é o favorito na metade oposta do quadro. O brasileiro está no 113.º lugar (chegou a ser 61.º em outubro de 2022) e tem a seu cargo o estatuto de segundo pré-designado no regresso a um país onde há dois anos e meio venceu o Braga Open dando início à participação frente a um dos favoritos da casa: Jaime Faria (257.º).

Esta semana promovido a número três nacional, o lisboeta de 20 anos esteve em grande plano nas últimas semanas ao conquistar quatro títulos ITF M25 consecutivos antes de, na estreia em torneios ATP, ter passado com sucesso pela fase de qualificação do Millennium Estoril Open para chegar ao quadro principal.

Esta é a mesma metade do quadro de Frederico Silva (376.º) e Gastão Elias (393.º).

Para o caldense, o Oeiras Open 125 será o quarto torneio em que participa este ano e o primeiro Challenger desde novembro de 2023, pois esteve durante quatro meses afastado da competição para ser operado ao ombro esquerdo de forma a resolver uma lesão antiga. O primeiro desafio será contra o lituano Vilius Gaubas, que viveu durante vários anos no nosso país (foi treinado por Pedro Pereira, pai de Tiago Pereira) e está atualmente no 314.º posto.

Já o tenista da Lourinhã, regressa a um palco de muito boas memórias e no qual tem novamente a invencibilidade a defender: campeão dos últimos três eventos Challenger que disputou em terra batida neste complexo, entre 2021 e 2022 (falhou os de 2023 por causa da lesão na perna que sofreu em plena final de Girona), venceu por isso os últimos 15 encontros que realizou no mítico Court Central do Jamor, o palco do embate da primeira ronda que discutirá com um qualifier — nessa fase há quatro portugueses em busca dos “bilhetes dourados”: Pedro Araújo, Tiago Pereira, João Domingues e Francisco Rocha.

A participação portuguesa no quadro principal de singulares deste Oeiras Open 125 fica completa com o nome de Henrique Rocha (205.º), o melhor classificado entre os tenistas nacionais que disputam o torneio, uma vez que Nuno Borges já está em Bucareste, onde será pela primeira vez cabeça de série de um torneio ATP. O portuense terá como primeiro adversário o francês Ugo Blanchet (190.º).

O Oeiras Open 125 acontece ao mesmo tempo que o Oeiras Ladies Open, torneio da categoria WTA 125 que tem vindo a subir de categoria ao longo dos últimos anos e que em 2024 assinala o regresso do circuito mundial feminino a Portugal pela primeira vez desde 2014. Sara Lança e Amália Suciu foram convidadas para o qualifying e jogam já no domingo, dia em que será feito o sorteio do quadro principal.

Oeiras-Open-125-2024-quadro-principal-singulares
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share