Nuno Borges bate ex-número três Wawrinka a caminho da segunda ronda do ATP 250 de Bucareste

Millennium Estoril Open

Com responsabilidade acrescida em cima dos ombros por defender pela primeira vez o estatuto de cabeça de série no circuito principal, Nuno Borges (55.º) não se intimidou com o nome do adversário que se avizinhava no horizonte e anotou uma das vitórias mais especiais da carreira. O número um nacional deu a volta a um frente a frente com o antigo número três mundial Stan Wawrinka (86.º), por 3-6, 7-5 e 6-2, para dar o primeiro passo em Bucareste.

Foi o natural de Lausana quem primeiro se aproximou do comando da partida, e logo à segunda chance efetivou um break que o impulsionou na frente com a conquista desse set inaugural. Borges manteve-se distanciado de conseguir intrometer-se no desenrolar do encontro e voltou a ter o perigo à espreita na fase embrionária do segundo segmento, mas não cedeu à pressão nem nessas duas hipóteses de sofrer a quebra, nem noutras tantas que mais tarde se afiguraram no horizonte; e a esperança foi alimentada ao surgir em primeiro plano num momento crucial que adiou a decisão a terceiro capítulo.

O português de 27 anos voltou a conviver bem de perto com novas ameaças que poderiam introduzir Wawrinka num eventual trilho para o êxito, mas Borges não baixou a guarda para, uma vez mais, reagir com a serenidade necessária. Quando o ambiente o exigiu, o lusitano engrandeceu-se com duas quebras de serviço consecutivas que deliberaram um dos triunfos mais especiais da carreira.

A façanha desta terça-feira permite que Nuno Borges some a segunda vitória da carreira diante de jogadores que já pertenceram ao top 3 mundial — a outra aconteceu em janeiro passado, no Australian Open, frente a Grigor Dimitrov —, que se traduz na defesa da condição de sétimo pré-designado no evento romeno. Com um primeiro adversário de peso deixado para trás, o português vai procurar o acesso aos quartos de final com o francês Corentin Moutet (92.º).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share