Francisca Jorge e Matilde Jorge fazem história com primeiro título português no circuito WTA

Sara Falcão/FPT

OEIRAS — As irmãs Francisca Jorge e Matilde Jorge escreveram este sábado uma página dourada para o ténis nacional ao tornarem-se nas primeiras tenistas portuguesas a vencer um torneio do circuito WTA.

Na final do Oeiras Ladies Open, o WTA 125 que assinalou a estreia de ambas a este nível, as duas melhores tenistas lusas da atualidade levaram a melhor sobre a especialista francesa Kristina Mladenovic (ex-número um mundial da variante e vencedora de 28 títulos ao mais alto nível, entre os quais seis em torneios do Grand Slam) e a britânica Harriet Dart por 6-0 e 6-4.

Tal como os três encontros anteriores, o deste sábado também foi decidido em dois sets. Fugindo à estratégia mais clara (pressionar Dart, a mais fraca das quatro na variante de pares) com variações constantes, as duas irmãs naturais de Guimarães revelaram especial afinação na final mais importante das respetivas carreiras e venceram os seis pontos de ouro do encontro — quatro no segundo parcial e o último para converterem o match point.

Depois de 14 títulos lado a lado no circuito ITF, Francisca Jorge e Matilde Jorge conquistaram o primeiro em torneios do circuito WTA, entrando para a história do ténis nacional como as primeiras jogadoras a triunfarem a este nível.

Para Francisca, a mais velha (celebra este domingo o 24.º aniversário), tratou-se do 26.º título na especialidade e vai levá-la ao 129.º lugar do ranking, a apenas seis degraus da melhor classificação da carreira; para Matilde, a mais nova (celebrou na semana passada o 20.º aniversário), foi o 17.º triunfo em provas internacionais e resultará numa subida ao 143.º posto, a 10 de igualar o melhor registo pessoal.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share