Um título histórico e um abraço especial: irmãs Jorge escreveram “um bocadinho da história”

Sara Falcão/FPT

OEIRAS — Francisca Jorge e Matilde Jorge entraram para a história como as primeiras tenistas portuguesas a vencerem um torneio do circuito WTA graças a uma campanha de ouro no Oeiras Ladies Open. Foi em pleno Court Central do Complexo de Ténis do Jamor que as duas irmãs nascidas em Guimarães fizeram o que nunca tinha sido feito e a conquista foi selada com um abraço muito especial.

“Eu senti que a Kika estava a tremer no peito. É sempre especial dar-lhe um abraço e este se calhar foi mais apertado”, começou por dizer Matilde, a mais nova, antes de Francisca a interromper para a acrescentar que “ela gosta muito de dar abraços, mas quando sou eu parece que se corta, então quando eu tenho a oportunidade de a abraçar é muito especial.”

Naturalmente emocionadas com o que tinham acabado de fazer, as duas repetiram o abraço na mesa de conferências de imprensa, sorriram e com a cumplicidade e boa disposição que as caracterizam partiram para uma análise à mais importante das já centenas de vitórias lado a lado.

“Senti que jogámos a um bom nível durante toda a semana e que já na semana passada durante a Billie Jean King Cup o tínhamos feito”, respondeu Matilde Jorge. “Senti que em termos de nível este torneio foi mais ou menos semelhante a outros que já jogámos, simplesmente jogámos muito melhor.” Atenta, a irmã mais velha acrescentou que “fomos mais competentes esta semana porque tínhamos o chip de que precisávamos de jogar bem em todos os pontos, de não dar borlas e acho que conseguimos fazer isso muito bem. Foi por aí que conseguimos ganhar vantagem ao longo dos encontros.”

A vitória na competição de pares colocou a cereja no topo do bolo de uma semana que já estava a ser inesquecível, pois o WTA 125 de Oeiras assinalou a estreia de ambas em provas sob a sanção da Women’s Tennis Association e quer Francisca, quer Matilde alcançaram os quartos de final na prova de singulares.

Revigoradas e cada vez mais ambiciosas, responderam com um sorriso que transbordava a vontade à provocação de atuarem mais vezes a este nível. E até falaram em Los Angeles, “um bom sítio para ir” — revelou a mais nova — a propósito dos Jogos Olímpicos de 2028 que dizem ser cada vez mais um objetivo.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share