OEIRAS – Numa jornada inicial de Oeiras Open 5 com sete portugueses em ação, João Graça e Guilherme Valdoleiros não seguiram o caminho de João Domingues e foram eliminados na estreia da fase de qualificação.
Recentemente em boa forma – no Millennium Estoril Open passou o pré-qualifying e este ano já somou quatro vitórias em provas ITF -, o algarvio João Graça bateu-se de igual para igual com outro tenista em foco nas últimas semanas: o italiano Giulio Zeppieri (344.º do ranking, 110.º em janeiro do ano passado) venceu dois encontros no Clube de Ténis do Estoril e quando está livre de lesões é um perigo para qualquer um em terra batida.
O semifinalista do ATP de Umag em 2022 (na altura com 20 anos, agora tem 23) impôs a sua direita potente de esquerdino e o poderio do fundo do campo para superar Graça por 6-4 e 6-4 em 74 minutos sem ceder o serviço em todo o embate do Court Central do Jamor – salvou um break point no segundo jogo do segundo parcial.
Ainda assim, ficou mais um bom compromisso do português de 24 anos (1277.º), orientado por Frederico Marques, neste seu primeiro ano a 100% no profissionalismo depois da passagem pelo college.
Quanto a Guilherme Valdoleiros (2119.º), não foi capaz de contrariar o espanhol Alejo Sanchez Quilez (598.º) e perdeu por 6-2 e 6-1. O maiato de 25 anos não amealhou qualquer jogo no serviço adversário (desperdiçou dois pontos de break na abertura do segundo set) e acabou por ceder em 76 minutos ao consentir cinco quebras de serviço.