MONTEMOR-O-NOVO — Primeiro a mais nova, depois a mais velha. Francisca Jorge (259.ª WTA) seguiu os passos de Matilde Jorge para garantir uma final familiar no Montemor Ladies Open, o ITF W50 que será palco do sétimo confronto internacional entre as irmãs vimaranenses, primeiro em finais.
A presença no encontro do título (primeiro do ano, 13.º da carreira) foi garantida com a melhor exibição da semana, selada com os parciais de 6-2 e 6-1 frente à cabeça de cartaz do torneio, Hina Inoue (218.ª).
Resolvido em 59 minutos, o encontro teve pouca história por mérito da número um portuguesa. Muito concentrada, Francisca Jorge não teve quebras de rendimento, causou dificuldades à norte-americana ao fugir ao jogo reto com variações de altura e nunca tremeu nem no serviço, nem na resposta a caminho da quarta e mais autoritária das vitórias desta semana.
A final deste domingo em Montemor-o-Novo, marcada para as 10 horas, será a primeira entre Francisca Jorge e Matilde Jorge no circuito internacional. As duas já estiveram frente a frente em seis ocasiões, sendo que a mais velha lidera o confronto direto em provas ITF por 4-2. Dentro de portas, já discutiram meia dezena de finais do Campeonato Nacional Absoluto e o desfecho foi sempre favorável a Francisca Jorge.