MONTEMOR-O-NOVO — Matilde Jorge (292.ª WTA) celebrou pelo quarto dia consecutivo no Alentejo e apurou-se para a final de singulares do Montemor Ladies Open, a quarta e mais importante da carreira por tratar-se da primeira na categoria ITF W50.
Este sábado, a tenista portuguesa de 21 anos levou a melhor por 6-4 e 7-6(4) sobre a eslovaca Viktoria Hruncakova (atual 234.ª), que chegou a ser top 50 quando ainda competia com o apelido de solteira (Kuzmova).
Campeã em Leiria e vice-campeã em Faro e Lousada no último trimestre da temporada transata, Jorge garantiu a quarta presença em finais individuais com uma exibição segura. A número dois nacional explorou as maiores dificuldades de movimentação da adversária com variações de ritmo e altura de bola e apesar de alguns entraves no serviço (só colocou 57% de primeiras bolas, 10 duplas faltas) sofreu apenas um break, ainda no primeiro set, conseguindo manter-se calma para pressionar o golpe de saída da adversária e aplicar pressão nos momentos certos.
No domingo, Matilde Jorge vai lutar pelo título mais importante da carreira e até poderá ter como derradeira adversária em Montemor-o-Novo a irmã mais velha, Francisca Jorge, que na outra meia-final enfrenta a norte-americana Hina Inoue (218.ª), primeira cabeça de série.