Harmony Tan resiste a jornada dupla e chega às meias-finais do BoConcept Faro Ladies Open

FARO — A francesa Harmony Tan apurou-se, na tarde desta sexta-feira, para as meias-finais de singulares do BoConcept Faro Ladies Open ao sobreviver a uma jornada dupla no Centro de Ténis e Padel de Faro. A ex-número 90 do ranking mundial feminino passou a ser a melhor classificada entre as “sobreviventes” na 12.ª edição do torneio internacional de 25.000 dólares que é organizado com os importantes apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal de Faro até 22 de outubro.

Atualmente no 275.º lugar do ranking WTA, Harmony Tan estava a perder por um set com a belga Amelie Van Impe (496.ª) quando o encontro foi interrompido por causa da chuva. Já esta sexta-feira, regressou e consumou a reviravolta com os parciais de 2-6, 6-3 e 6-2.

Na parte da tarde, a tenista que em abril de 2022 chegou ao 90.º posto da hierarquia mundial (meses depois surpreendeu Serena Williams e só parou na quarta ronda de Wimbledon) voltou a celebrar ao colocar um ponto final na campanha da qualifier Stephanie Judith Visscher (558.ª WTA), dos Países Baixos, por 6-3 e 6-4.

Aos 26 anos, Harmony Tan procura o nono título da carreira no circuito ITF, terceiro em Portugal e segundo na região algarvia, pois sagrou-se campeã em Loulé há exatamente dois anos (desde aí não voltou a conquistar um torneio).

A próxima adversária da parisiense será Nefisa Berberovic. Tal como ela, também a bósnia (número 385 mundial) precisou de lutar muito para sobreviver à jornada desta sexta-feira: primeiro ao eliminar a segunda cabeça de série, Silvia Ambrosio (267.ª), noutro encontro que tinha sido interrompido na véspera, por 6-3, 3-6 e 7-6(3); e depois ao vencer Daria Khomutsianskaya (740.ª) por arrasadores 6-0 e 6-2 em apenas 59 minutos.

A outra meia-final colocará frente a frente a francesa Manon Leonard (439.ª) e a ucraniana Nadiya Kolb (763.ª).

Leonard iniciou a campanha a derrotar a cabeça de cartaz, Victoria Jimenez Kasintseva, e esta sexta-feira prolongou-a com um triunfo rápido (1h01) sobre a qualifier Anastasia Grechkina (1076.ª) por 6-1 e 6-1.

Kolb precisou de trabalhar mais, mas resistiu à croata Antonia Ruzic (269.ª) e com os parciais de 7-5, 1-6 e 7-5 assinados ao cabo de 2h11 eliminou a terceira cabeça de série e celebrou a quinta vitória da semana em Faro.

Na variante de pares foram eliminadas as três duplas que incluíam tenistas portuguesas, pelo que Matilde Jorge — apurada na véspera ao lado da sueca Jacqueline Cabaj Awad — será a única a discutir os quartos de final.

A algarvia Bárbara Brito e a espanhola Paula Moreno Hurtado perderam por 6-0 e 6-2 com Daria Khomutsianskaya e Evialina Laskevich, enquanto Amália Suciu (também do Algarve) e a irlandesa Beatrice Laura cederam por 6-0 e 6-0 com as quartas cabeças de série, Maryna Kolb e Nadiya Kolb.

A fechar o dia, Carolina Mesquita e Teresa Franco Dias ofereceram muita resistência, mas caíram perante Eva Vedder e Stephanie Judith Visscher — segundas candidatas ao título — por 6-3 e 6-4.

A jornada de sábado começará às 10 horas com as duas meias-finais de singulares a acontecerem em simultâneo. Não antes das 11 horas serão realizados os primeiros encontros dos quartos de final de pares, variante que será “dobrada” ao início da tarde de forma a serem apuradas todas as finalistas deste BoConcept Faro Ladies Open.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share