LISBOA — Carla Tomai venceu pela primeira vez no circuito profissional e assinou a primeira vitória de jogadores portugueses na nona edição do Lisboa Belém Open, quinta como torneio combinado.
Depois de um primeiro set apagado, a jovem de 20 anos — que passou uma semana sem treinar e só voltou a pegar na raqueta esta manhã — estava em pleno parcial decisivo quando a alemã Elena Giovanna Giessler (1242.ª classificada no ranking WTA) desistiu, lesionada no ombro direito. O marcador assinalava 6-0, 5-7 e 2-1 para a visitante, que foi assistida em duas ocasiões.
Com o desfecho deste domingo, Carla Tomai assegurou a conquista de três pontos WTA e apurou-se para a ronda de acesso ao quadro principal.
Na segunda-feira, a jogadora da Beloura Tennis Academy discutirá o apuramento com outra germânica, Gina Marie Dittmann (582.ª), responsável pela eliminação de Laura Salvado com os parciais de 6-1 e 6-1.
As restantes jogadoras portuguesas que entraram em ação este domingo foram eliminadas: Madalena Matias perdeu por 6-2 e 6-3 com Valentina Losciale, Catarina Moreira (6-0 e 6-0) cedeu face a Nadiia Kolb, Mariana Paciletti Costa (6-0 e 6-0) perante Nicole Gadient, Frederica Nunes (6-0 e 6-0) contra Nika Radisic e Matilde Cruz (6-0 e 6-0) no duelo com Amina Anshba.