O espanhol Tomas Curras e a francesa Gaelle Desperrier venceram a primeira etapa do UTR Pro Tennis Tour organizada este ano por Frederico Gil no Carvoeiro Clube de Ténis e Padel, o local escolhido pelo ex-tenista profissional português como centro de operações da FREDGIL Academy.
Numa semana marcada por algumas interrupções devido à chuva, a fase de grupos estendeu-se pelo fim de semana dentro e os campeões deste UTR PTT Carvoeirosó foram conhecidos na segunda-feira, já sob os holofotes do clube algarvio. Cada um recebeu um cheque de 3.600 dólares (aproximadamente 3.100 euros).
Já habituado a este tipo de conquistas em solo luso, Tomas Curras (759.º classificado no ranking ATP e com uma classificação UTR de 13.62) dominou a fase de grupos ao somar quatro triunfos. Depois, superiorizou-se ao alemão Marcel Volz com os parciais de 7-6(6) e 6-3 nas meias-finais e ao neerlandês Stijn Paardekooper por 6-4 e 6-3 na final.
Frederico Gil também participou no torneio e depois de celebrar três triunfos em quatro encontros da fase de grupos foi travado nas meias-finais do play-off de atribuição do quinto lugar pelo croata Deni Zmak, terminando como o melhor tenista português da semana.
No torneio feminino, Gaelle Desperrier (sem classificação WTA, mas ex-top 700 e atualmente com classificação 10.00 no circuito UTR) levou a melhor nos três encontros da fase de grupos e também não perdeu sets na fase final: primeiro venceu a bielorrussa Kseniya Yersh por 6-1 e 6-2 nas meias-finais, depois concluiu o trajeto perfeito com uma vitória por 6-2 e 6-1 contra a neerlandesa Merel Hoedt na final.
Este foi o primeiro de dois torneios consecutivos do UTR Pro Tennis Tour no Carvoeiro Clube de Ténis e Padel, onde até domingo (25 de janeiro) decorre o segundo. Depois desta quinzena, o circuito regressará à região do Algarve na semana de 2 de fevereiro, estando mais à frente agendadas outras duas semanas consecutivas (23 e 30 de março).