Bonzi vence em Saint-Tropez e conquista quarto Challenger em 2021

O francês Benjamin Bonzi continua a ter um ano de 2021 para não esquecer. Este domingo, o tenista de 25 anos sagrou-se campeão do Challenger de Saint-Tropez, em França, ao derrotar na final o australiano Christopher O’Connell (126.º ATP). O embate concluiu-se mais cedo do que o previsto, devido a uma lesão de O’Connell quando o marcador indicava 6-7[10] e 6-1.

Frente a frente estavam o primeiro e o segundo cabeças de série da prova. Bonzi, que surge nesta altura a ocupar a melhor posição de sempre no ranking ATP (94.º), foi o primeiro a ceder o serviço e O’Connell chegou ao 4-2. Contudo, a resposta do gaulês foi imediata e o contra-break apareceu.

Na reta final do primeiro set, Benjamin Bonzi teve de eliminar dois set points ao serviço para forçar o tiebreak. No desempate, o francês foi o primeiro a dispor do set point e teve três oportunidades para fechar o parcial, mas não conseguiu. Pelo meio, O’Connell também deixou escapar duas chances — já tinha deixado fugir duas antes do tiebreak –, mas à terceira foi de vez e adiantou-se no marcador.

Se tudo parecia correr pelo melhor para o australiano, o arranque do segundo set revelou-se decisivo para o que restou do encontro. Bonzi quebrou o serviço de O’Connell logo no segundo jogo, um jogo de serviço longo do australiano. De seguida, o francês recuperou de um 0-30 para confirmar o break e chegar ao 3-0.

Pior do que estar em desvantagem, O’Connell ter-se-á lesionado na fase inicial do set. Assim que Bonzi fechou o 3-0 no marcador e os dois seguiram para as cadeiras, o australiano solicitou um medical timeout para um problema aparentemente muscular. Após ter sido massajado, o menor cotado tentou regressar ao embate, mas a sua mobilidade ficou extremamente afetada. Bonzi continuou a fazer a sua parte e fechou o parcial em 6-1, mas os dois já não voltaram ao court depois disso, uma vez que O’Connell viu-se obrigado a desistir.

O título em Saint-Tropez é o quarto da carreira e do ano para Benjamin Bonzi no circuito Challenger, naquela que foi a sétima final que jogou no circuito secundário. Esta temporada, o francês já tinha sido vice-campeão em Istambul e campeão em Potchefstroom, Ostrava e Segóvia.

A conquista em Saint-Tropez vai agora catapultar o tenista de 25 anos para um novo máximo de carreira: o 85.º lugar, que marca a estreia no top 90. O’Connell, de 27 anos, também vai subir na hierarquia. O australiano sobe cinco lugares e atinge a 121.ª posição, dez lugares abaixo do melhor registo da carreira (111.º).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share