João Domingues afastado do Del Monte Lisboa Belém Open depois de ter dois match points

Beatriz Ruivo/Del Monte Lisboa Belém Open

LISBOA — Terminou a participação portuguesa no quadro principal de singulares do Del Monte Lisboa Belém Open. Depois de Frederico Silva ser eliminado, João Domingues esteve por duas vezes a um ponto de prolongar a representação “da casa” ao carimbar o apuramento para as meias-finais, mas não conseguiu aproveitar nenhum dos match points e foi eliminado pelo cazaque Dmitry Popko com os parciais de 6-7(4), 7-5 e 6-0.

O português de Oliveira de Azeméis até à parte terminal do segundo set realizou um encontro a roçar a perfeição do ponto de vista tático: para contornar o ténis rápido e chapado do seu adversário, que gosta de se posicionar em cima da linha de fundo, Domingues colocou muito top spin na sua direita para empurrar o oponente para trás, abriu bem os ângulos e complementava com desacelerações com a esquerda em slice. Funcinou no set inaugural, onde recuperou o break em atraso, e até ao 5-3 do seguinte, provocando também muitos erros no tenista nascido na Rússia e que figura no posto 187 do ranking ATP.

No nono jogo do segundo set, na resposta, o atual 238 do mundo podia ter fechado o embate, já que teve dois match points, mas ambas as oportunidades foram bem salvas por Popko. A primeira num winner de esquerda ao longo da linha, a segunda um amortie onde Domingues por pouco não metia o lob dentro. A servir para concluir e avançar para a fase dos quatro melhores do torneio, Domingues dispôs de um 30-15 e o ponto de viragem terá sido o 30-30, quando uma longa troca de bolas acabou com uma direita pouco fora do português. A partir desse momento, o mais novo amealhou nove jogos consecutivos, com João Domingues a acusar o golpe psicologicamente e, sobretudo, fisicamente, devido a todos os problemas nos últimos tempos, o mais recente o pé direito.

Domingues ficou, assim, muito perto de bater o amigo cazaque e alcançar a primeira meia-final desde finais de Novembro de 2019, na Maia. Já Popko, depois dos quartos de final neste torneio na edição transata, chega às meias-finais, marca que atinge pela quarta vez em 2021. Neste sábado, encara Hugo Gaston (terceiro cabeça de série) ou Cedrik-Marcel Stebe (sexta cabeça de série) por um lugar na terceira final da carreira neste nível e segunda do ano.

 

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share