Luís Faria supera maratona rumo aos quartos de final em Antália

Beatriz Ruivo/Del Monte Lisboa Belém Open

O português Luís Faria voltou esta quinta-feira a vencer no ITF M15 de Antália, na Turquia. O tenista luso superou uma longa batalha na segunda ronda para garantir a segunda aparição da época nuns quartos de final no circuito ITF.

Num encontro com duração superior a três horas, Luís Faria — 789.º no ranking ATP — superou o israelita Daniel Cukierman (746.º ATP) por 6-3, 3-6 e 7-6[5]. Após um set para cada lado, os dois atletas tiveram de decidir o encontro num terceiro parcial dramático e o resultado acabou por cair para o lado do tenista de 22 anos.

O primeiro break do terceiro set surgiu numa altura em que parecia vir a ser decisivo, já que colocou Faria a servir a 5-4 para a vitória. Cukierman reagiu e fez de imediato o contra-break para se manter vivo na partida, antes de confirmar o jogo de serviço para chegar ao 6-5 e colocar toda a pressão do lado do tenista português. Luís Faria abraçou a responsabilidade de bom grado, igualou o parcial a seis. No tiebreak, os dois mantiveram-se sempre lado a lado no marcador, até que Luís Faria assumiu as rédeas e venceu os últimos dois pontos para chegar ao triunfo.

De regresso a uns quartos de final, o tenista de Guimarães vai agora desafiar um dos principais favoritos ao título: Lucas Gerch, número 446 mundial, que defende o estatuto de terceiro cabeça de série. O alemão bateu Hamad Medjedovic (674.º ATP) por 6-1 e 6-1.

Miguel Gomes fica pelo caminho em duelo equilibrado

Um dia depois de ter conquistado o primeiro ponto ATP da carreira, Miguel Gomes foi afastado na segunda ronda. O jovem português discutiu o encontro até ao fim diante do romeno Cezar Cretu (750.º ATP), mas acabou derrotado por 6-4 e 6-4 ao fim de uma hora e 56 minutos de encontro.

Um break conseguido logo no jogo inaugural foi suficiente para Cretu sair por cima no primeiro set. A segunda partida trouxe mais quebras de serviço, com Miguel Gomes a mostrar resiliência e a recuperar por duas vezes de um break de atraso. Porém, o português voltou a ser quebrado numa altura crucial e Cretu fechou o embate com um jogo de serviço em branco.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share