Medvedev tropeça como não tropeçou em 2021, mas estreante salva Rússia

Daniil Medvedev não perdeu um único encontro em competições de equipas em 2021, mas entrou em 2022 com o pé esquerdo e foi derrotado na estreia na ATP Cup. O estreante Roman Safiullin (número 167 mundial) revelou-se peça-chave para evitar o desaire dos campeões em título no regresso a Sydney.

Depois da covid-19 ter afastado Andrey Rublev, Aslan Karatsev e Evgeny Donskoy da equipa, o número 167 mundial foi chamado e revelou estar à altura do desafio ao derrotar Arthur Rinderknech (58.º ATP) por 2-6, 7-5 e 6-3 no primeiro encontro entre Rússia e França.

Numa posição de conforto que talvez não esperassem, os russos dependiam da sua grande estrela, Medvedev, para carimbar a vitória na eliminatória de estreia desta edição e tudo indicava que o número dois mundial o iria conseguir.

Mas um encontro com contornos dramáticos deu outro entusiasmo à eliminatória: o russo não conseguiu aproveitar uma vantagem de 7-6(5) e 3-0, teve vómitos e tonturas e acabou por ver o francês Ugo Humbert (35.º ATP) recuperar para vencer por 6-7(5), 7-5 e 7-6(2) depois de 2h55 e carimbar a melhor vitória da carreira.

A derrota deste domingo foi a primeira de Daniil Medvedev em competições por equipas desde 2020. No último ano, o número dois mundial tinha ganho os nove encontros que disputou (4-0 na ATP Cup e 5-0 na Taça Davis, duas provas que ajudou a Rússia a conquistar), ou 10 se for considerado o triunfo único que assinou na Laver Cup.

No entanto, o sabor da derrota com a bandeira da Rússia ao peito teve pouca duração: no derradeiro encontro da jornada, Safiullin e Medvedev regressaram ao court e superaram Fabrice Martin e Edouard Roger-Vasselin por 6-4 e 6-4 em 76 minutos.

Com a vitória, a Rússia agarrou provisoriamente a liderança do Grupo B, mas este domingo Austrália e Itália ainda se defrontam.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share