Matilde Pinto e Inês Matos avançam para a fase preliminar do Campeonato da Europa de Ténis de Mesa

As portuguesas Matilde Pinto e Inês Matos asseguraram, na manhã desta terça-feira, a presença na fase preliminar do Campeonato da Europa de Ténis de Mesa, enquanto Patrícia Santos foi eliminada na fase de grupos da prova, que acontece em Munique, na Alemanha.

Derrotada no encontro inaugural da fase de grupos, Matilde Pinto (332.ª classificada no ranking mundial) levou a melhor sobre a eslovena Sara Tokic por 3-2 (10-12, 5-11, 11-6, 11-6 e 13-11) e assim passou à fase preliminar, composta por duas eliminatórias.

Na primeira de duas rondas, marcada para a tarde desta terça-feira, a jovem mesatenista portuguesa terá pela frente a francesa Charlotte Lutz, uma das duas adversárias que a separa do mapa final.

Quanto a Inês Matos (a 249.ª da hierarquia mundial), que cedeu no primeiro encontro da fase de grupos, registou a primeira vitória individual em Campeonatos da Europa ao superar a búlgara Kalina Hristova por 3-1 (11-5, 11-5, 8-11 e 11-7) e terminou o Grupo 19 no segundo lugar, atrás da ucraniana Solomiya Brateyko.

A mesatenista do Boa Hora Futebol Clube passou diretamente à segunda e última ronda da fase preliminar, na qual apenas a sérvia Dragana Vignjevic (376.ª) a separa de um “bilhete” para o mapa final, onde já estão as compatriotas Fu Yu e Shao Jieni.

No torneio masculino, João Geraldo, João Monteiro, Marcos Freitas, Tiago Apolónia são os atletas com participação assegurada no mapa final de singulares.

Ainda esta terça-feira, Patrícia Santos (a 530.ª colocada na tabela mundial) sofreu a segunda derrota no Grupo 8 ao perder com a polaca Katarzyna Wegrzyn por 3-2 (11-4, 11-7, 7-11, 5-11 e 11-7) e encerrou a participação.

O 37.º Campeonato da Europa Individual de Ténis de Mesa está integrado na segunda edição do Campeonato Europeu Multidesportos, que reúne em Munique os melhores atletas de nove modalidades (atletismo, canoagem, ciclismo, escalada, ginástica artística, remo, ténis de mesa, triatlo e voleibol de praia).

Notícia atualizada e corrigia às 13h16 com o apuramento de Matilde Pinto e Inês Matos para a fase preliminar.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share