Vale, Falcão, Rocha, Silva e Valdoleiros ficam pelo qualifying do Maia Open

Sara Falcão/FPT

MAIA – Oito portugueses foram a jogo na fase de qualificação da quarta edição do Maia Open. E se Henrique Rocha e Jaime Faria – este último num duelo luso face a João Dinis Silva – seguiram para a ronda de acesso ao quadro principal da prova, o desfecho foi diferente para Duarte Vale, Gonçalo Falcão, Francisco Rocha, Tiago Silva e Guilherme Valdoleiros.

Logo a abrir a jornada no Court Central, Duarte Vale (565.º ATP) mostrou pouca rodagem de terra batida e cedeu com os parciais de 6-3 e 6-0 perante o alemão Maik Steiner (927.º), que manteve o serviço inviolável em todo o encontro.

Em simultâneo, Gonçalo Falcão (atualmente sem ranking de singulares e a jogar o torneio com wild card) não conseguiu contrariar Raphael Collignon (297.º), perdendo por duplo 6-2 e sem aberturas do tenista belga de 20 anos no golpe de saída.

Francisco Rocha, que há umas semanas atingiu a final do Campeonato Nacional Absoluto e está no posto 1125 da hierarquia, saiu derrotado perante o belga Gauthier Onclin (337.º), adversário de Jaime Faria nesta segunda-feira. O português, ainda a estudar nos Estados Unidos, não se adaptou à terra batida e o seu jogo agressivo e mais adequado aos pisos mais rápidos não fez mossa em Onclin.

Quanto a Tiago Silva (1603.º), convidado da organização para o torneio e maiato como Rocha, não saiu por cima face ao austríaco Maximilian Neuchrist (350.º), que fez valer a sua maior experiência e aproveitou os erros do jogador da casa para triunfar por 6-1 e 6-3.

Já Guilherme Valdoleiros, tal como João Dinis Silva, também fez a estreia absoluta no circuito Challenger (e asomente o segundo duelo como profisisonal). Wild card do torneio, o português de 23 que está no college nunca mais vai esquecer este dia 27 de Novembro, mas foi Denis Istomin (479.º e antigo 33.º, que derrotou Novak Djokovic no Open da Austrália de 2017) a vencer por duplo 6-1 mais um dos jogadores da casa.

Dos oito portugueses que foram a jogo no qualifying, apenas Valdoleiros não compete esta semana na variante de pares do Maia Open.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share