Borges, Monfils e Wild entre os responsáveis por estatística inédita na Era Open

PARIS — Começou no Court 12 durante a manhã de domingo e terminou no Court Philippe-Chatrier já pela madrugada de quarta-feira dentro: a primeira ronda de Roland-Garros contou com nada mais, nada menos do que 21 encontros do quadro masculino resolvidos em quinto set, um recorde nos torneios do Grand Slam desde que a Era Open começou em 1968. Entre os ‘responsáveis’ esteve o português Nuno Borges, mas também Gael Monfils e Thiago Wild que tanto animaram a o fecho da eliminatória inaugural.

O primeiro encontro desta edição a entrar num quinto set foi aquele que o neerlandês Tallon Griekspoor acabou por vencer contra Pedro Martínez, por 6-4, 2-6, 0-6, 7-5 e 6-3, no Court 12 de domingo. Nesse mesmo dia, também Borges foi obrigado a trabalhos extra — e não só a um quinto set como, aliás, ao primeiro match tie-break, isto é, o tie-break do quinto set (terceiro no caso dos encontros femininos) que nos torneios do Grand Slam passou a ser jogado até aos 10 e não 7 pontos.

Na jornada inaugural houve cinco encontros resolvidos em quinto set, mas o número aumentou nos dias seguintes: sete na segunda-feira e nove na terça-feira, a jornada em que Roland-Garros foi ‘à loucura’ em dois atos: primeiro com o brasileiro Thiago Wild a congelar o número dois mundial Daniil Medvedev, depois com o francês Gael Monfils a transcender-se para afastar o argentino Sebastian Baez.

O triunfo do francês encerrou a primeira ronda e foi de tal forma épico pelos contornos que ganhou que ofuscou outro duelo que, pouco antes, foi resolvido da mesma forma: aquele que o alemão Yannick Hanfman venceu por 6-3, 7-5, 6-7(6), 6-7(2) e 6-4 contra o brasileiro Thiago Monteiro depois de quase deixar escapar uma vantagem de duas partidas.

Outro momento muito especial foi aquele que Andrea Vavassori pôde celebrar, envolvido nos braços do pai, ao longo das 5h10 que fizeram da sua a vitória mais longa do dia: o italiano esteve a perder com Miomir Kecmanovic (o finalista do Millennium Estoril Open) por dois sets a zero, salvou quatro match points na terceira partida e um quinto já no decorrer do parcial decisivo antes de vencer por 5-7, 2-6, 7-6(8), 7-6(3) e 7-6 com 11-9 no tie-break decisivo para carimbar a primeira vitória da carreira em quadros principais de torneios do Grand Slam.

Feitas as contas, ao longo dos três dias pelos quais se divide a primeira ronda (Roland-Garros é o único dos quatro Majors que antecipa o arranque para domingo, tendo por isso um dia extra) jogou-se um quinto set em 21 ocasiões, o equivalente a quase um terço dos 64 duelos necessários para concluir esta etapa.

O melhor registo anterior era de 20 encontros resolvidos em cinco sets: foi em Wimbledon 1984, US Open 1991 e Roland-Garros 1992.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share