Áustria 0-2 Portugal: João Sousa salva match point, completa dia perfeito e deixa apuramento à vista

Miguel Pinto/FPT

Final do primeiro dia da eliminatória entre Áustria e Portugal, em território austríaco. Depois de Nuno Borges (89.º ATP) ter dado vantagem à equipa lusa com a vitória no primeiro duelo de singulares, João Sousa (289.º) conseguiu repetir a façanha perante Sebastian Ofner (53.º) ao recuperar de um break de atraso no último set e anular um match point para vencer por 5-7, 6-3 e 7-6(1). Portugal segue desta forma para a jornada de sábado a precisar de apenas uma vitória nos três encontros previstos para garantir a presença na ronda de qualificação para a fase final, em fevereiro de 2024.

Mas para chegar à vitória, foi preciso sofrer. A bom sofrer. Com um melhor arranque, Sousa teve um ascendente inicial e foi também o primeiro a chegar ao break, mas o seu serviço claudicou quando não podia. A servir a 5-3 para fechar a primeira partida, o vimaranense acusou o momento e desperdiçou a oportunidade. Minutos depois, Ofner cerrava o punho para celebrar a conquista do primeiro parcial por 7-5.

Pedia-se uma resposta e o português esteve à altura. Sousa elevou o nível do serviço no segundo set, não deu sequer espaço para que Ofner pudesse sonhar com um break, e avançou ele para uma única quebra de serviço, ao quarto jogo, que fez toda a diferença e adiou a decisão para o terceiro parcial.

Após um set muito bem conseguido, o ascendente parecia novamente do lado do tenista natural de Guimarães. No arranque da terceira partida, o primeiro break caiu novamente para o lado de Sousa, mas os fantasmas do primeiro parcial voltaram a pairar. Incapaz de confirmar a quebra de serviço conseguida, o tenista luso acabou por ceder quatro jogos de forma consecutiva e encontrou-se a perder por 2-5.

Depois de confirmar o jogo de serviço para obrigar Ofner a ter que servir para a vitória, o atual número 289 mundial eliminou um match point no serviço do austríaco, antes de avançar para uma quebra de serviço muito festejada pela comitiva nacional. De volta ao jogo, João Sousa estava nesta altura mais fresco fisicamente do que o adversário e isso foi notório, sobretudo num tiebreak no qual o português perdeu apenas um ponto.

O dia terminou em território austríaco com Portugal mais perto de quebrar o enguiço e de vencer a Áustria pela primeira vez. Este sábado, João Sousa e Francisco Cabral podem confirmar uma vitória histórica da seleção nacional já no encontro de pares. Porém, Portugal tem neste momento três match points para selar a eliminatória e garantir a presença na qualificação para a fase final da Taça Davis, em fevereiro de 2024.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share