Harmony Tan volta a sorrir e conquista o BoConcept Faro Ladies Open

FARO — Dois anos depois, a francesa Harmony Tan voltou a encontrar a felicidade no Algarve e sagrou-se, na manhã deste domingo, campeã do BoConcept Faro Ladies Open, o ITF de 25.000 dólares que o Centro de Ténis e Padel de Faro organizou, pela primeira vez desde 2002, com os importantes apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal de Faro.

Transferida para os courts cobertos devido à chuva, a final 100% francesa viu Harmony Tan (atual 275.ª WTA e ex-90.ª) derrotar Manon Leonard (439.ª) por claros 6-0 e 6-2.

O encontro deste domingo foi de sentido único, pois Tan foi rápida a identificar o ponto fraco da compatriota e explorou desde muito cedo a dificuldade de Leonard em bater a pancada de direita quando pressionada com bolas altas. Com um estilo de jogo semelhante, mas dotada de mais recursos, a mais velha e titulada das duas tenistas gaulesas nunca sentiu dificuldades e venceu em apernas 1h17.

“Estou extremamente feliz por voltar a ganhar um título e por conseguir fazê-lo novamente em Portugal. Gosto sempre muito de jogar aqui e já é o terceiro torneio que ganho no vosso país”, contou com um enorme sorriso logo após a final.

“Foi uma semana com condições muito difíceis porque para além da chuva tivemos sempre muito vento. Hoje tornou-se mais fácil porque conseguimos jogar no campo coberto e concentrei-me em fazer o meu jogo. Não é fácil defrontá-la porque não tem o ténis típico das outras raparigas. Faz muitos slices, varia muito, é como eu (risos) e precisei de estar sempre muito focada e preparada para tudo”, acrescentou Tan, que confirmou a estratégia de “investir muito na direita dela porque era bastante pior do que a esquerda.”

Esta foi a segunda final 100% francesa a acontecer no Centro de Ténis e Padel de Faro em 2023. Em fevereiro, Lucas Poullain impôs-se contra o compatriota Timo Legout por 7-6(5) e 6-2 para vencer o Faro Open masculino.

Harmony Tan já não conquistava um título de singulares há exatamente dois anos, quando se sagrou campeã do Loulé Open em outubro de 2021. Quatro anos antes já tinha ganho um torneio em Óbidos. Para além destas, também jogou a final de um ITF de 60.000 dólares nas Caldas da Rainha em setembro de 2021.

Com nove troféus de campeã no currículo, a parisiense voltará ao top 250 no final do mês, uma subida de cerca de 30 lugares que lhe permitirá manter vivo o objetivo para o final da época: “Quero estar dentro do cut para o qualifying do Australian Open. Tenho até ao início de dezembro para continuar a pontuar, por isso ainda há tempo. Agora vou para Loulé e sei que ainda vão ter mais torneios em Portugal [em Lousada], por isso talvez volte cá.”

Esta foi a 12.ª edição do BoConcept Faro Ladies Open, que aconteceu ininterruptamente entre 1992 e 2002 e regressou em 2023. O torneio masculino acontece anualmente desde 1994, pelo que são já 34 os torneios internacionais organizados pelo Centro de Ténis e Padel de Faro, que voltará ao calendário do circuito internacional já no primeiro trimestre de 2024.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share