Jaime Faria “surpreendido e sem palavras” com “dois títulos muito positivos” no Algarve

FAROJaime Faria caiu à primeira no encontro com que abriu a digressão pelo Algarve, mas reagiu de forma imediata e arrecadou não um, mas dois títulos de singulares nas duas semanas seguintes, conquistando em Vila Real de Santo António os troféus mais importantes da carreira. O resultado será uma subida de quase 100 lugares no ranking quando todos os pontos forem contabilizados, essencial para ir de encontro aos objetivos ambiciosos — mas cada vez mais palpáveis — que definiu para um 2024 que está a começar como nenhum outro ano.

“Estou um bocado sem palavras. São dois títulos bastante especiais para mim e é uma maneira incrível de começar o ano aqui no Algarve”, admitiu ao Raquetc depois da vitória deste domingo no Faro Open, onde celebrou o 10.º triunfo consecutivo.

O jovem português de 20 anos tinha acabado de rubricar o mais autoritário dos triunfos de uma semana que começou de forma dramática, com os parciais de 7-6(1), 5-7 e 6-3 sobre o compatriota Duarte Vale após 3h02, e revelou-se surpreendido com a campanha que acabou a protagonizar.

“Estou surpreendido porque, como disseste, o início foi bastante complicado. Ganhar o título no domingo e calhar logo contra o Duarte na quarta-feira foi um choque, ainda por cima ele esteve sempre muito competitivo e mesmo a perder por 7-6(1) e 5-3 foi buscar e acabámos com uma batalha de três horas. Cheguei a pensar que podia ir embora na primeira ronda, mas consegui dar a volta e a partir daí foquei-me jogo a jogo e sobretudo em recuperar, porque sabia que estava cansado da semana anterior”, acrescentou.

“Dia após dia fui ganhando bocadinhos de energia, também porque os encontros não foram muito longos, e foquei-me sempre bastante no primeiro set para sair sempre por cima e tentar entrar bem no segundo.” Bem dito, bem feito: as quatro vitórias seguintes foram assinadas em duas partidas e sempre em crescendo. “É isso que os bons jogadores fazem e eu acabei por estar bem nesse aspeto.”

A viver a melhor fase da ainda curta carreira, Jaime Faria não se deixa iludir e sabe que “a partir de quarta-feira volta tudo ao zero e o torneio da Quinta do Lago é outro desafio, por isso depois de relaxar um bocadinho tenho de mudar o chip para estar outra vez a full, com a cabeça no sítio e pronto para competir.”

Certo é que os dois títulos se traduzem em 50 pontos e o 411.º lugar com que arrancou 2024 será rapidamente transformado numa entrada no top 320, a classificação a acompanhar os resultados e a dar-lhe cada vez mais motivos para acreditar que os objetivos que definiu para este ano podem ser alcançados.

De olhos postos no circuito Challenger e sobretudo na inédita e ambicionada participação em torneios do Grand Slam, Jaime Faria sabe que está no caminho certo, mas também que ainda tem um longo caminho a percorrer: “Quando uma pessoa relaxa é muito fácil perder o rumo, por isso tenho de me manter concentrado. Para já tenho de recuperar, depois penso no torneio da Quinta do Lago e tenho as próximas três semanas para conseguir mais resultados importantes aqui no Algarve.”

Venha o próximo.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share