Wozniacki, Sakkari e Ostapenko entre as convocadas para a Billie Jean King Cup em Portugal

A dinamarquesa Caroline Wozniacki, a grega Maria Sakkari e a letã Jelena Ostapenko foram esta terça-feira confirmadas entre as jogadoras confirmadas para o Grupo I da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup que Portugal vai organizar nos courts de terra batida do Complexo de Ténis do Jamor entre 8 e 13 de abril.

Portugal, Áustria, Bulgária, Dinamarca, Grécia, Hungria, Letónia, Países Baixos, Noruega, Sérvia, Suécia e Turquia são as 12 nações que compõem o elenco da prova na qual estarão em jogo quatro vagas de promoção para o play-off de setembro, que dá acesso às Billie Jean King Cup Qualifiers de 2025.

Ex-número um mundial, vencedora do Australian Open em 2018, do WTA Finals em 2017 e finalista do US Open em 2009 e 2014, Wozniacki é de longe a jogadora com maior currículo entre as que foram convocadas para a semana de Billie Jean King Cup em Portugal. A dinamarquesa também esteve na semana de seleções que a Federação Portuguesa de Ténis organizou em 2010, nessa altura ainda como jovem promessa e na recém-inaugurada nave de campos cobertos.

Segue-se Ostapenko. A jovem letã de 26 anos conquistou Roland-Garros em 2017, foi número cinco mundial no ano seguinte e atualmente está no 10.º lugar, embalada pelos títulos já conquistados em Adelaide e Linz.

Para Sakkari, esta será a segunda presença consecutiva no Jamor. A tenista grega fez a viagem há um ano, mas acabou por ficar doente e desistiu. Apesar de ter apenas dois títulos no currículo (o mais recente no WTA 1000 de Guadalajara, na reta final de 2023) entre um total de nove finais, a tenista de Atenas faz parte da elite do circuito mundial feminino há vários anos. Semi-finalista de Roland-Garros, do US Open e do WTA Finals em 2021, está no nono lugar do ranking mundial e já ocupou a terceira posição.

Convocatórias:

  • Portugal: Francisca Jorge, Matilde Jorge, Angelina Voloshchuk, Ana Filipa Santos e Maria Garcia
  • Áustria: Julia Grabher, Sinja Kraus, Tamira Paszek, Tamara Kostic e Melanie Klaffner
  • Bulgária: Viktoriya Tomova, Gergana Topalova, Isabella Shinikova e Lia Karatancheva
  • Dinamarca: Clara Tauson, Caroline Wozniacki, Johanne Christine Svendsen e Rebecca Munk Mortensen
  • Grécia: Maria Sakkari, Valentini Grammatikopoulou, Despina Papamichail e Martha Matoula
  • Hungria: Anna Bondar, Dalma Galfi, Timea Babos, Panna Udvardy e Fanni Stollar
  • Letónia: Jelena Ostapenko, Darja Semenistaja, Daniela Vismane, Beatrise Zeltina e Adelina Lachinova
  • Países Baixos: Elise Tamaela, Arantxa Rus, Suzan Lamens e Demi Schuurs
  • Noruega: Malene Helgo (por completar)
  • Sérvia: Lola Radivojevic, Mia Ristic, Elena Milovanovic, Aleksandra Krunic e Nina Stojanovic
  • Suécia: Johanna Larsson, Kajsa Rinaldo Persson, Jacqueline Cabaj Awad e Caijsa Wilda Hennemann
  • Turquia: Ipek Oz, Berfu Cengiz, Ayla Aksu e Cagla Buyukakcay

Os 12 países serão divididos por três grupos de quatro equipas. Os vencedores de cada grupo serão promovidos ao play-off e disputarão outro grupo para determinar as posições finais. Os segundos classificados dos três grupos iniciais formarão outro grupo do qual o vencedor ficará com a quarta e última vaga de apuramento para o play-off. Os terceiros classificados competirão entre si para determinar as posições finais e os últimos classificados de cada grupo disputarão um grupo do qual sairão dois despromovidos.

Total
0
Shares
2 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share