Maria Garcia deixa boa imagem contra top 100 na estreia em torneios do circuito WTA

Beatriz Ruivo/Federação Portuguesa de Ténis

OEIRASMaria Garcia esteve à altura do desafio e estreou-se em torneios do circuito principal com uma exibição positiva frente a Harriet Dart, número 88 mundial que precisou de trabalhar para confirmar o favoritismo e chegar à segunda ronda do WTA 125 de Oeiras, onde marcou mais um encontro com outra jogadora portuguesa.

A disputar pela primeira vez um torneio do circuito WTA e logo com uma adversária do top 100 pela frente também pela primeira vez, a jovem lisboeta de apenas 17 anos (1348.ª classificada na hierarquia profissional) deu uma boa réplica antes de perder por 6-2 e 6-4 em 1h24.

A ocasião tinha contornos sem precedentes e com a pressão do outro lado da rede Maria Garcia conseguiu entrar na discussão sobretudo a partir da segunda partida. Mais solta do que no parcial inaugural, em que até começou com um break antes de acusar o momento, a jovem portuguesa apresentou um bom nível e com a lição bem estudada criou dificuldades à britânica ao tirar-lhe a bola da altura da cintura — foi bem-sucedida sobretudo com a pancada de direita — e optar por vários amorties.

O vento prejudicou muito o lançamento de bola de Dart (terminou o encontro com apenas 29% de primeiros serviços colocados) e Garcia aproveitou as circunstâncias para ganhar à vontade nos jogos de resposta e tomar a iniciativa no segundo serviço da adversária, conjugações que lhe permitiram construir vantagens de 2-0 e 4-2 no segundo set. Só que uma vez na frente aumentou o número de erros e do outro lado a experiência da britânica não perdoou, penalizando a frustração da jovem da casa com a conquista de quatro jogos consecutivos para fechar o duelo.

Maria Garcia foi a terceira tenista portuguesa a ir a jogo no quadro principal de singulares e procurava juntar-se à amiga Matilde Jorge na segunda ronda, mas este resultado fez com que fosse Harriet Dart a marcar encontro com a jovem vimaranense. A única tenista da casa que ainda não entrou em ação no quadro principal de singulares é a número um nacional, Francisca Jorge, que só o fará na quarta-feira.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share