O historial fazia antever um encontro equilibrado, mas Carlos Alcaraz apresentou-se em modo rolo compressor frente a um Tommy Paul longe do melhor rendimento e só precisou de hora e meia para inscrever o nome nas meias-finais de Roland-Garros pela terceira edição seguida.
Campeão em título, o espanhol venceu por 6-0, 6-1 e 6-4 um encontro que dominou do início ao fim e no qual não só criou 17 pontos de break, como “disparou” 40 winners contra apenas 22 erros não forçados.
Paul, que sofreu problemas na perna e no abdominal durante o torneio, só venceu sete pontos no serviço de Alcaraz e esteve longe de criar-lhe as dificuldades dos seis embates anteriores (o espanhol liderava o frente a frente por 4-2, mas o equilíbrio foi nota dominante em todos os duelos).
À procura da quinta final em torneios do Grand Slam, Carlos Alcaraz medirá forças com Lorenzo Musetti na sexta-feira. Será o terceiro embate entre ambos nesta temporada de terra batida, com os anteriores a sorrirem ao espanhol na final de Monte Carlo e nas meias-finais de Roma, dois ATP Masters 1000 que venceu. No outro, em Madrid, o italiano também alcançou as meias-finais.