Apertem os cintos, porque vem aí uma meia-final de luxo. Lorenzo Musetti, número sete do Mundo, continua a jogar um ténis maravilhoso e apurou-se, esta terça-feira, para as meias-finais de Roland-Garros. O transalpino colocou ponto final na tremenda campanha de Frances Tiafoe (16.º ATP), que ainda não tinha perdido qualquer set na terra batida de Paris, com parciais de 6-2, 4-6, 7-5 e 6-2.
Numa grande partida de ténis, ganhou aquele que foi mais consistente, que cometeu menos erros, assinou mais winners e jogou melhor nos pontos mais importantes. Mas tudo podia ter ido por água abaixo durante o segundo set…
Num ato de frustração depois de ter visto Tiafoe avançar para o 5-3 no parcial, Musetti pontapeou uma das bolas que recebeu — ia servir a seguir — e acabou por atingir uma juiz de linha. Do outro lado da rede, Tiafoe viu tudo o que aconteceu e exigiu de imediato a intervenção do árbitro de cadeira, mas a decisão foi de dar apenas um warning ao jogador italiano. Tiafoe queria a desqualificação e mais tarde, na sala de imprensa, classificou como “cómico” o facto de nada ter acontecido ao adversário.
Depois da polémica, o norte-americano acabou mesmo por fechar a segunda partida e igualar o marcador, mas os dois parciais que se seguiram foram de Musetti. O terceiro set foi decidido quando tudo apontava para o tiebreak, com o italiano a finalmente descobrir a fórmula para responder ao serviço do adversário e conseguir o break. De volta ao comando do marcador, o tenista de 23 anos teve depois um quarto set muito bem conseguido e totalmente dominador.
A presença nas meias-finais em Paris marca já o melhor resultado de sempre de Musetti no Grand Slam francês e iguala o melhor resultado da carreira em todos os torneios Major, depois de também ter jogado as meias-finais de Wimbledon na época passada. E atenção, que vem aí uma meia-final de luxo frente a Carlos Alcaraz (2.º).