Andrey Rublev segundo Carlos Costa

O fisioterapeuta português Carlos Costa integra a equipa técnica de Andrey Rublev há cerca de um ano. Aqui fica a sua análise ao homem e ao atleta a propósito da Grande Entrevista publicada este sábado no Raquetc.

Carlos Costa é já um veterano do circuito profissional, tendo trabalhado com alguns dos mais sonantes nomes da modalidade nas últimas décadas — como o alemão Tommy Haas, o sulafricano Kevin Anderson ou o austríaco Dominic Thiem, para além de ser o fisioterapeuta da seleção nacional portuguesa na Taça Davis. Desde o início de 2023 que trabalha com o russo Andrey Rublev, integrando uma equipa técnica cem por cento ibérica que inclui o treinador Fernando Vicente, o segundo treinador Alberto Martín e o agente Galo Blanco, todos eles antigos jogadores espanhóis com passagem pelos torneios portugueses. Aqui fica a análise do nortenho a quem ‘Rublo’ apelida de ‘Slow Motion Charlie’ devido à sua personalidade tranquila e ao modo calmo como se expressa.

Personalidade

Como pessoa, o Andrey é bastante genuíno, e apesar da idade que tem já apresenta uma boa maturidade a nível pessoal e profissional. Num primeiro impacto, deixa normalmente as pessoas ‘à vontade’ e embora de certa forma pareça mais reservado, quando se conhece melhor é uma pessoa com bom humor, cordial, responsável e sincera. Desde que começamos a trabalhar juntos (embora já tivéssemos uma interação prévia no Canada, em que o ajudei por pedido de substituição de um amigo fisioterapeuta) tem existido um bom dialogo entre ambos, e com o passar do tempo tornou-se em companheirismo, com atenção às necessidades de cada um. Gostava de ressalvar também que nem sempre acontece, mas o Andrey é alguém que gosta de ouvir e é aberto a novas aprendizagens, caraterística que nem sempre é fácil encontrar num atleta que tenha tido sucesso. De todos os jogadores com quem trabalhei é o único que disponibiliza o seu tempo para todos os fãs que estão lá para o ver, seja para uma ‘selfie’ ou para um autógrafo, muitas vezes ficando 30 minutos depois do encontro para poder estar com todos.

Atleticismo

Em termos atléticos, o Andrey é alguém que — seja em treino ou competição — dá sempre 100%, colocando todo o seu foco e energia no momento para obter o melhor resultado. Em termos tenísticos, é muito fácil de observar que tem umas das direitas mais explosivas do circuito; no entanto outros pontos também são de salientar, como a precisão do serviço e a consistência da esquerda que cada vez mais tem se tornado uma mais-valia. Para se tornar um jogador mais completo e poder alcançar um ranking ainda mais alto, existem sempre pontos a melhorar, e é esse o objetivo da equipa, mas é um trabalho do dia a dia e não existem caminhos fáceis para se chegar lá. Mas com a determinação do Andrey acredito que alguns obstáculos vão ser ultrapassados, como o atingir de fases ainda mais adiantadas em torneios do Grand Slam e a obtenção de vitórias contra os nomes mais sonantes, como Novak Djokovic, Carlos Alcaraz ou mesmo o seu amigo Daniil Medvedev. E embora seja um jogador talvez mais emocional, essa suposta fraqueza se melhor gerida, como tem vindo a acontecer cada vez com mais frequência, pode ser uma arma aliada do seu ténis.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share