Quarteto português procura bilhetes dourados no qualifying do Oeiras Open 125

Beatriz Ruivo/FPT

OEIRAS — O ténis não pára e poucos minutos depois da cerimónia de encerramento já as lonas da Billie Jean King Cup estavam tão a ser substituídas pelas do Oeiras Open 125, o torneio combinado (ATP Challenger 125 e WTA 125) que arranca este domingo no Complexo de Ténis do Jamor com quatro portugueses no qualifying masculino e duas no feminino.

Ao longo dos próximos dois dias, Pedro AraújoTiago PereiraJoão Domingues e Francisco Rocha serão os jogadores “da casa” em busca dos bilhetes dourados que valem a presença num quadro principal onde já estão Henrique Rocha, Jaime Faria, Frederico Silva e Gastão Elias e que é encabeçado por Fabio Fognini.

Pronto para pisar a terra batida pela primeira vez esta temporada, Araújo (728.º classificado no ranking ATP) é o mais cotado dos portugueses que vão a jogo já no domingo e inicia a campanha frente a Maks Kasnikowski. O polaco (253.º) é o quinto cabeça de série e tem boas memórias deste complexo, pois foi aqui que abriu a temporada com o primeiro título da carreira no ATP Challenger Tour, mas em piso rápido.

Para Pereira (743.º) também se trata do primeiro torneio do ano sobre pó de tijolo. O algarvio está sobretudo a viver uma boa fase na variante de pares (conquistou há poucos dias o quarto título de 2024 com Alexander Donski no circuito ITF) e terá como adversário Enrico Dalla Valle. O italiano (263.º) ocupa a sétima posição na lista de favoritos.

Domingues (817.º) é apenas o terceiro português com melhor classificação entre os que vão a jogo nesta fase, mas de longe o mais experiente. Ex-top 150 mundial, o jogador de Oliveira de Azeméis conta com três títulos em quatro finais disputadas no circuito Challenger e todas em terra batida, a superfície em que também brilhou rumo aos quartos de final do Millennium Estoril Open em 2019.

De volta ao circuito depois de cinco semanas de pausa competitiva (não joga desde o ITF da Quinta do Lago), o português de 30 anos desafiará Chun-Hsin Tseng. Outrora visto como uma das maiores promessas do ténis masculino, o tenista do Taipé tem atualmente 22 anos, está no 249.º lugar do ranking (foi 83.º em agosto de 2022) e também tem boas recordações do nosso país, pois foi cá que, em dezembro de 2021, venceu pela primeira vez um torneio Challenger ao travar o sonho de Nuno Borges no Maia Open — dois anos mais tarde, o maiato colocou finalmente as mãos no tão desejado troféu de campeão.

O quarteto de portugueses em busca do apuramento para o quadro principal fica completo com Francisco Rocha, o irmão mais velho de Henrique Rocha, que está no 918.º posto e chega ao Jamor depois de uma experiência inesquecível: a primeira participação da carreira num torneio ATP ao ir a jogo no qualifying do Millennium Estoril Open, pelo que é o único a já ter pisado a terra batida para competir em 2024. Por falar na superfície, foi nela que, no final da época transata, fez história pessoal ao vencer pela primeira vez um encontro de quadros principais no circuito Challenger — perto de casa, na Maia, onde pegou pela primeira vez numa raqueta.

O tenista de 24 anos terá como primeiro adversário Manuel Guinard, francês com mais quatro anos e no 242.º lugar de um ranking que já o viu chegar ao 134.º degrau.

Oeiras-Open-125-2024-qualifying-singulares
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share