De Loore prolonga série de vitórias no Jamor em dia de batalha ganha por Fanselow

Sara Falcão/FPT

OEIRAS — A jornada desta terça-feira no Complexo de Ténis do Jamor deu duas vitórias à comitiva nacional, mas não só de alegrias portuguesas se fez o dia. Joris De Loore, que ainda no domingo fez a festa ao conquistar o primeiro título da carreira no ATP Challenger Tour, celebrou o oitavo triunfo consecutivo em solo nacional e marcou encontro com um compatriota. O alemão Sebastian Fanselow, que escolheu Portugal como casa há um par de anos, também venceu, mas teve de suar mais.

Com pouco tempo para “mudar o chip” depois de um fim de semana inesquecível, De Loore (que subiu 75 lugares no ranking, para o 266.º posto) aproveitou da melhor forma a entrada no quadro principal com o estatuto de special exempt e superou o sérvio Hamad Medjedovic (251.º e quinto cabeça de série) em duas partidas, por 7-6(4) e 6-3.

Na segunda ronda, o campeão do Indoor Oeiras Open 1 vai ter pela frente Raphael Collignon (263.º), que na última semana jogou pela primeira vez umas meias-finais Challenger. O jovem de 20 anos tem como treinador o ex-top 40 Steve Darcis e esta terça-feira desenvencilhou-se do monegasco Valentin Vacherot (289.º) por 7-5 e 6-4.

Esta é a mesma metade do quadro de Pedro Sousa (494.º), que celebrou a primeira vitória do ano ao vencer o sétimo cabeça de série Nikolas Sanchez Izquierdo (270.º) por 7-6(3) e 6-3, Pol Martin Tiffon (7-6[1], 6-7[5] e 6-4 a Gabriel Decamps para agendar encontro com o português), Filip Cristian Jianu (6-4 e 7-5 a Aziz Dougaz, treinado pelo ex-tenista português Leonardo Tavares), Lorenzo Giustino (6-4 e 7-5 a Elmar Ejupovic) e Pierre-Hugues Herbert e Jay Clarke, que venceram na véspera.

Quem também celebrou esta terça-feira foi Sebastian Fanselow. Mas o alemão, que vive em Portugal há um par de anos e é treinado pelo português Manuel Costa Matos, teve de suar mais para o conseguir fazer: depois de superar as duas rondas do qualifying, o 393.º colocado na hierarquia mundial resistiu a uma batalha intensa contra o ex-número um mundial de juniores Harold Mayot (atual 256.º ATP e sexto favorito ao título) e venceu por 6-2, 3-6 e 6-4.

Como recompensa, Fanselow ganhou direito a defrontar mais um jovem talentoso, neste caso o ainda adolescente Dino Prizmic (17 anos), que apesar da tenra idade já ocupa a 475.ª posição no ranking profissional ao mesmo tempo que é oitavo classificado na tabela de juniores. O croata liderava por 6-0 e 3-0 quando contou com a desistência de Evgeny Karlovskiy.

Nesta secção ainda avançaram Lucas Gerch (vencia por 6-4 e 5-4 quando uma entorse acabou com o torneio de Mark Lajal), Cem Ilkel (responsável pelo afastamento de João Domingues com 6-2 e 6-3), Gonçalo Oliveira e Maximilian Neuchrist, que vão discutir a segunda ronda. O lituano Ricardas Berankis e o francês Arthur Fils já tinham vencido na terça-feira.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share